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A informaçao como bem econômico

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Como os produtos primários na Era Agrícola e os bens industriais na Era Industrial, a informação se configura hoje como o ativo mais valioso na nova economia, responsável pelo conceito de ativo intangível de patrimônio intelectual, composto por conhecimentos e competências essenciais, criados pelo aprendizado permanente e aplicação da inteligência competitiva.

Tomada de decisões rápidas e corretas

Para os gestores das empresas contemporâneas, tomar decisões de forma ágil e correta é uma das suas principais competências, impondo-lhes as habilidades de obter, selecionar e relacionar informações importantes, para minimizar a probabilidade de erros nas decisões. Pode-se afirmar que a informação é a matéria-prima imprescindível à construção do conhecimento, que permitiu aos gestores tomar decisões para direcionar sua empresa aos rumos e iniciativas que assegurem o sucesso.
A informação, como recurso produtivo, é dotada de duas características que a diferenciam dos demais recursos: a rápida perecibilidade e a replicabilidade. A perecibilidade ou obsolescência da informação é a perda de seu valor no tempo, bem caracterizada pelo fato de que ninguém lê o jornal de ontem para se atualizar, e, de que nada vale saber operar uma máquina ultrapassada, a não ser por interesse histórico.
No entanto, a replicabilidade, característica que a diferencia fundamentalmente dos demais recursos produtivos limitados e finitos, (tais como mão-de-obra, matéria-prima e capital), traduzida como a sua capacidade de rápida multiplicação, é o fato de a informação e o conhecimento poderem ser facilmente disseminados ou repassados sem que suas fontes se esgotem.
O melhor exemplo disso é a escola, onde o professor transmite um ensinamento a seus alunos sem que ele deixe de tê-la, e os alunos, mediante diferentes relacionamentos com outras informações anteriormente obtidas, poderão construir múltiplos e diferentes conhecimentos.

Aprendizagem permanente

Na nova economia, a simples posse de mão-de-obra qualificada, de matéria-prima de alta qualidade e a disponibilidade de capital não garantem mais a sobrevivência e muito menos o sucesso de um empreendimento.
Antes, se faz necessário obter as informações sobre "o que" e "por que" fabricar ou fazer, além de "como", "onde", "quando" e "com quem" será fabricado o produto ou serão prestados os serviços.
Com as informações corretas, como um produto original com grande potencial de venda em determinado país, pode-se obter o capital que permitirá comprar as matérias-primas e contratar a mão-de-obra necessária para implantar e desenvolver um empreendimento.
Frente à nova realidade, na qual idéias e conhecimentos passam a valer mais que ativos tangíveis e a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias imprimem uma evolução acelerada, o ambiente de atuação empresarial se altera e se apresenta diferente a cada dia, com características e diversidades antes inexistentes.
Para se adequar a esse cenário progressista, organizações e pessoas necessitam estabelecer um processo organizado e sistemático de aprendizagem continuada e permanente, de foram a não comprometer a sobrevivência e, principalmente, a viabilizar o uso das inovações na potencialização de suas atividades.

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