Search

Líderes do futuro

|


O ser humano sempre foi fascinado pelo poder. Além de pertencer a uma espécie reconhecidamente violenta, com um histórico repleto de guerras e conflitos, desde os mitos e escrituras religiosas mais antigos o poder ocupa um lugar de destaque. Assim, o conhecimento sobre o poder passou de uma geração para outra como um aspecto fundamental para a perpetuação dos grupos humanos, senão da espécie em si.
O poder pode ser definido como "a capacidade das pessoas ou grupos de imporem sua vontade a outros" (ENCICLOPÉDIA). Esse conhecimento acumulado permeia todas as atividades humanas e freqüentemente migra de um campo para outro.

Competências empreendedoras relacionadas à necessidade de poder

Ao desenvolver o modelo de competências empreendedoras , McClelland (1987) identificou duas competências relacionadas à necessidade de poder:
a persuasão e o estabelecimento de redes de contato. Associados a essas competências foram definidos três comportamentos:

* Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros: empreendedores de sucesso costumam planejar suas ações antes de exacutá-las e pensar qual a melhor maneira de convencer alguém a concordar com seu ponto de vista.

* Usa pessoas-chave para atingir seus próprios objetivos: segundo Griffin (1996), é muito mais fácil você usar o poder que alguém já possui do que aumentar o seu poder pessoal, principalmente em situações em que se lida com poder institucional.

* Age para desenvolver e manter relações comercias: um dos aspectos-chave para os empreendedores não é a capacidade de fazer contatos com outras pessoas, mas manter esse relacionamento. Isso se dá muitas vezes por meio da participação de entidades de classe, clubes de serviço ou simplesmente mantendo contatos de forma informal e pessoal.

0 comentários:

Postar um comentário